Perguntas Frequentes

1º Qual a calibragem ideal para os meus pneus?

R: Você deve consultar o manual do proprietário ou a fabricante do veiculo, pois a calibragem é determinada pela montadora do automóvel.

2º O que é baixa pressão? O que acontece com o pneu nesses casos?

R: É a falta de ar dentro do pneu, que causa alteração da área de contato com o solo e provoca um desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, o que reduz a durabilidade do pneu e aumenta o consumo de combustível. Superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu também poderão ser percebidos.

3º E alta pressão, o que é?

R: O excesso de pressão também pode alterar a área de contato do pneu com o solo, ocasionando um desgaste acelerado no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu. Um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado. O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de prejudicar o conforto ao dirigir.

4º Rodizio de pneus, como deve ser feito?

R: O rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo um aumento em quilometragem e eficiência e proporcionando uma boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito com intervalos de 5.000km, ou antes, se você perceber um desgaste irregular nos pneus.

5º Posso usar camera em pneu sem câmara?

R: É importante observar que pneus tipo sem câmara, foram fabricados de forma diferente e apresentam características e compostos especiais, que dispensam esse item. Assim sendo, em hipótese alguma, uma câmara poderá ser utilizada em pneu do tipo sem câmara.

6º Quando devo trocar meus pneus?

R: Não espere o seu pneu ficar careca. Você pode ter muitos problemas com isso. Segundo a Resolução 558/80 do Contran, carros equipados com pneus que apresentem uma profundidade de sulco inferior a 1,6mm estão em situação irregular e podem ser apreendidos, pois estão carecas e têm a sua segurança comprometida.

7º Qual produto indicado para limpar os pneus?

R: Recomenda-se que os pneus sejam limpos apenas água e sabão. Alguns produtos podem causar reação química e ocasionar danos nos pneus.

8º O que são pneus assimétricos?

R: Os pneus assimétricos nasceram da necessidade de conciliar exigências opostas. Em piso seco, quanto mais borracha em contato com o solo, maior será a aderência do pneu.

Em piso molhado, o pneu deve ter sulcos para o escoamento de água, sendo tão mais resistente à aquaplanagem, quanto mais pronunciados e bem desenhados forem esses sulcos. Em um pneu assimétrico, o desenho da metade da banda de rodagem montada no lado externo é diferente da outra metade, montada no lado interno.

9º O que são pneus High Performance?

R: São pneus de desempenho superior, construídos para suportar altas velocidades e temperaturas. Proporcionam excelente performance, com segurança.

10º O que são pneus Run Flat, ou tecnologia de mobilidade extendida?

R:  a tecnologia que garante o máximo nível de segurança ao condutor de um veículo em caso de furo ou impacto severo de um pneu, mesmo que este perca toda a pressão de ar. Faz, ainda, com que ele possa percorrer nesta situação, até 80km com uma velocidade máxima de 80km/h. O uso desta tecnologia possui algumas restrições como a necessidade de alguns cuidados na montagem e desmontagem destes pneus e, o uso de sistemas especiais e sensores instalados no veículo.

 


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